Coreia do Sul sugere encontro com território norte-coreano

Seul sugeriu uma conversa com Pyongyang para tratar da presença do território norte-coreano,  nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018,  sendo que esse diálogo deverá apresentar um excelente nível entre as duas partes envolvidas.

Esse encontro entre os dois países, deverá acontecer dentro de alguns dias e será realizado no povoado de paz de Panmunjon, que fica localizado na Zona Desmilitarizada e é o local onde geralmente ocorrem essas reuniões entre as duas Coreias, foi o que afirmou Cho Myoung-gyon, ministro da Unificação da Coreia do Sul.

Essa sugestão de diálogo surgiu depois que o líder da Coreia do Norte declarou em um pronunciamento de Ano Novo, que está disposto a conversar com a Coreia do Sul para que o seu território possa mandar equipes para participarem dos Jogos de Inverno, que serão realizados na Coreia do Sul.

O ministro acredita que tanto o território sul-coreano quanto o norte-coreano, irão negociar a atuação da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno, além de discutir alguns temas que podem ter consequências positivas para melhorar as relações entre as duas Coreias, segundo declarou o ministro à agência sul-coreana de notícias “Yonhap”.

Se a Coreia do Norte resolver aceitar esse encontro e a reunião for realizada dentro de alguns dias, será o primeiro encontro entre os dois países depois de mais de dois anos, desde que a última conversa foi realizada entre eles.

Desde fevereiro de 2016, as redes de comunicação frequentes entre as duas Coreias não estão funcionando. A Coreia do Norte em um ato de protesto, interrompeu a rede depois que a Coreia do Sul resolveu encerrar as atividades do complexo industrial, que era intercoreano e ficava na cidade de Kaesong.

Devido à essas situações, o ministro declarou que essa conversa pode significar a volta das redes de comunicação, e que no momento devem ser discutidas a agenda da reunião, e também a formação das delegações.

Mas a Coreia do Norte terá uma participação pequena dentro dos Jogos Olímpicos de Inverno, já que apenas dois dos seus esportistas conseguiram se classificar para os jogos, que são os patinadores artísticos Kim Ju-ik e Ryom Tae-ok.

 

Comments are disabled